Em caso de estorno de compra no cartão pode demorar para o limite ser liberado para novas compras, entenda o porquê.
Caso tenha realizado uma compra em algum estabelecimento e, por algum motivo, tenha feita o cancelamento, saiba neste artigo quanto tempo levará para a compra desaparecer da sua fatura a pagar e, consequentemente, o limite de crédito ser liberado para novas compras no cartão de crédito.
Hoje em dia o estorno de compras no cartão de crédito está sendo processado mais rápido, mas, infelizmente, ainda pode demorar. O tempo média para o estorno cair no cartão de crédito é de 1 a 20 dias úteis, dependendo do tipo de maquininha que o estabelecimento utiliza para processar vendas no crédito.
Prazos de estorno:
- O estabelecimento faz o estorno na maquinha e/ou terminal de cartões na hora;
- A empresa responsável pela maquininha e/ou sistema de pagamentos (Cielo, Rede, etc, por exemplo) tem até 7 dias úteis para informar a operação de estorno a bandeira do cartão (MasterCard, Visa, etc);
- A bandeira tem até 3 dias úteis para informar o cancelamento da compra à administradora;
- A administradora tem até 2 dias úteis para confirmar e efetivar o estorno ao cliente;
Como pode perceber uma venda com cartão de crédito envolve vários intermediários (o estabelecimento, a máquina de cartão, bandeira e a administradora do cartão de crédito). A boa notícia é que o estorno em alguns estabelecimentos é instantâneo.
Respondendo a pergunta do leitor, pode demorar de 1 a 20 dias úteis para o estorno ser confirmado pela administradora do cartão de crédito e, consequentemente, o limite ser liberado para novas compras.
O quanto o seu estorno vai demorar dependerá da sua sorte. Já tive compras que o estorno caiu no mesmo dia, e outras que demoram até duas faturas para cair.
Há casos em que o estorno nem chega a ser liberado antes do fechamento da fatura, por isso o consumidor acaba sendo obrigado a pagar pela compra que foi estornada, mas quando o estorno for confirmado a administradora lhe devolve o valor pago indevidamente por meio de crédito na fatura subsequente.
Caso o estorno não seja confirmado antes do fechamento da fatura e você não tenha como pagar pela compra que foi cancelada, nossa recomendação é para que entre em contato com a administradora e informe que tal transação lançada em sua fatura foi cancelada. Há casos em que a administradora autoriza o titular a deduzir o valor do total para pagamento, desde que envie o número do comprovante do estorno.