O Cadastro Positivo é, por enquanto, opcional! Embora haja um projeto de lei tentando transformar o cadastro em obrigatório, por enquanto o consumidor ainda tem a opção de decidir se quer ou não compartilhar suas informações de pagamento com a promessa de que isso ajudaria a aumentar a pontuação de crédito (Credit Score). Neste artigo discutiremos se vale ou não a pena aderir ao cadastro positivo para melhorar o limite e/ou aceitação em cartões de crédito.
Minha experiência – Eu sempre acompanho o meu Score de Crédito pelo Serasa e pela Boa Vista, após aderir ao cadastro positivo em ambas as empresas pude perceber uma melhora – em partes – no meu score, mas isso demorou mais de seis meses após a adesão ao cadastro positivo.
- Fiz a adesão ao Cadastro Positivo no dia 27 de Outubro de 2017;
- No dia da adesão do Cadastro Positivo o meu score na Serasa era de 628
- No dia da adesão do Cadastro Positivo o meu score na Boa Vista era de 712
Em Abril de 2018 fiz uma nova consulta de score para ver se tinha melhorado alguma coisa. O meu score do Serasa subiu para 662 (+34 pontos).
A notícia ruim foi a de que o meu score despencou na Boa Vista, ele era de 712 e caiu para 670 (-42 pontos).
Pode-se perceber que o score da Boa Vista quase que se igualou a pontuação que tenho na Serasa.
Observações:
- Durante o período que ativei o cadastro positivo e realizei a segunda consulta eu não atrasei nenhuma conta, eu fiz a maioria dos pagamentos de forma antecipada, exceto as faturas que estavam cadastradas em débito automático, pois o banco só faz o pagamento no dia do vencimento;
- Não solicitei nenhum crédito durante esse período para não impactar no score;
A meu ver o que pode ter me prejudicado foi o pagamento de contas via débito automático. A maioria das contas que eu pago é via débito automático. O que pude perceber é que quando o vencimento da conta cai em um final de semana ou feriado, o pagamento da débito automático só acontece no dia útil subsequente. Não há nada errado em se pagar a conta no dia útil subsequente quando o vencimento é em um final de semana ou feriado, porém, temo que isso pode ter impactado negativamente no Cadastro Positivo, pois muitas de minhas contas foram pagas no dia útil após o vencimento via débito automático.
Para terminar eu resolvi solicitar um cartão de crédito para testar. Preenchi uma proposta do Credicard Zero MasterCard, para a minha infelicidade a solicitação foi recusada pela administradora.
Decidi cancelar o Cadastro Positivo, pode até ser que ele não tenha me prejudicado, porém, devido ao fato que gosto muito de usar o débito automático, temo que tal cadastro considere que estou pagando contas em atraso e, consequentemente, derrube o meu score de crédito.
Acho o Cadastro Positivo válido, mas só recomendo para quem costuma pagar faturas antes do vencimento e não usa o serviço de débito automático.
Razões que me levaram a sair do Cadastro Positivo:
- Pago muitas contas em débito automático, quando o vencimento cai em um final de semana o banco agenda o pagamento automaticamente para o dia útil subsequente. Não há nada de errado aqui, porém, temo que o cadastro considere que isso é atraso no pagamento.
- Falta de privacidade – Não gostei da ideia de que as empresas terão acesso ao vencimento de todas as minhas contas que fizerem parte do cadastro positivo, bem como a data em que realizei o pagamento.
- Depois de seis meses após entrar no cadastro positivo o meu score no Serasa subiu um pouco, mas a pontuação caiu consideravelmente na Boa Vista.
Autor: Cristiane Santos para o Cartão a Crédito