Boleto cuja linha digitável termina em sequência de zeros não é elegível para participar do DDA.
Caso seja participante do DDA – Débito Direto Autorizado – já deve ter percebido que todos os boletos bancários emitidos em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) aparecem no DDA do seu banco, a exceção fica por conta da fatura de alguns cartões de crédito. Neste artigo explicaremos sucintamente o porquê.
Um dos principais motivos para a fatura de alguns cartões de crédito não aparecerem no DDA está no fato que algumas administradoras emitem boletos registrados no CPF do consumidor, mas não especificam o valor.
Caso o boleto bancário tenha final 00000000 (sequência de vários zeros), a fatura não aparecerá no DDA pois uma das exigências para que o boleto seja disponibilizado no serviço é de que ele tenha uma data limite para pagamento e um valor total especificado.
Como alguns bancos deixam o valor em aberto para que o titular possa efetuar o pagamento de qualquer valor entre o mínimo e o total da fatura, o boleto acaba não aparecendo no DDA.
Embora a fatura de cartões cujo boleto terminem com sequência de vários zeros não apareçam no DDA, a fatura de cartões digitais como: Nubank, Digio, Pag!, dentre outros, acaba aparecendo no DDA pois o administrador emite um boleto com o valor total da fatura.
Como não existe DDA para todos os cartões, a dica é colocar a fatura em débito automático no seu banco, fazendo isso a administradora sempre tentará debitar o valor total da fatura na data de vencimento. Note que o DDA é totalmente diferente do Débito Automático, enquanto no débito automático o pagamento ocorre automaticamente na data de vencimento com débito em conta, no DDA o cliente precisa autorizar cada pagamento pelo internet ou mobile banking da instituição financeira na qual realizou o cadastro.
Caso a fatura de todos os cartões de crédito aparecem no DDA facilitaria muito a vida do consumidor e acabaria com o golpe da fatura adulterada de cartão de crédito, algo que tem acontecido muito com clientes que ainda recebem a fatura por Correios.