Cartão de Crédito Virtual não gera transtorno para receber estorno de compra. Em caso de cancelamento de compra o valor é lançado automaticamente no cartão principal, pois o cartão virtual é apenas espelho do cartão principal.
Muita gente fica com receio de usar o cartão virtual por não saber como é feito o estorno em caso de problema com a compra feita pela internet, visto que o virtual, geralmente, só pode ser utilizado uma única vez. A compra feita no cartão de crédito virtual é estornada normalmente, o valor cancelado é lançado como forma de crédito no cartão de crédito principal. O procedimento é o mesmo, pois o cartão virtual é apenas um “espelho” do cartão principal, ele serve apenas para dar mais segurança as transações pela internet.
O prazo do estorno de compra no cartão virtual é o mesmo do cartão de crédito convencional, pode demorar até 2 (duas) faturas subsequentes para que o valor seja creditado em sua fatura. Em alguns casos será necessário realizar o pagamento da compra, mas quando o estorno for confirmado o valor fica disponível como crédito na fatura, podendo ser utilizado para abater o valor da fatura ou então transferido para conta bancária.
Como pedir o cancelamento de uma compra – O estorno só pode ser solicitado ao estabelecimento/site no qual a compra foi realizada, a administradora não possui autonomia para realizar o cancelamento da compra (apenas em caso de fraude).
Importante: Alguns sites pedem para que o cliente confirme os dados do cartão da compra para que o estorno seja realizado. Caso não tenha o número do cartão virtual que foi utilizado na compra será necessário entrar em contato com a administradora.
Concluímos que o estorno de uma compra realizada com cartão virtual não difere muito do cartão de crédito físico. O único cuidado que o titular deve ter é ter salvo os dados do cartão virtual, visto que alguns sites solicitam a confirmação da numeração para realizar o estorno. Algumas administradoras como o Itaucard, por exemplo, possuem cartões virtuais de uso único dentro de 48 horas, o que impede a recuperação do número. Portanto, vale a pena salvar o número do cartão virtual para o caso de precisar da numeração para se conseguir o estorno.