O estabelecimento ofertou o parcelamento da compra sem juros no cartão de crédito mas o valor foi lançado com juros na sua fatura? Veja o que fazer.
Na hora de realizar uma compra parcelada o consumidor deve ficar atento ao plano oferecido pelo estabelecimento, pois a compra pode ser parcelada com ou sem incidência de juros. Caso a transação seja parcelada sem juros, isso significa que o valor à vista é o mesmo do parcelado. Quando a compra é parcelada com juros há incidência de vários encargos pelo parcelamento, o que aumenta o valor total da transação.
No momento do pagamento o consumidor deve ficar atento ao parcelamento com ou sem juros. Há casos em que o estabelecimento oferece 12x sem juros mas – por um erro do funcionário – o parcelamento é feito com juros pela máquina de cartão e não pelo estabelecimento.
Em caso de divergência de valor, prazo ou plano de pagamento o consumidor deve reclamar diretamente ao estabelecimento ou site responsável pela transação. A administradora não pode alterar o plano de pagamento acordado entre o cliente e o estabelecimento, pois o custo da transação é rateado entre a máquina de cartão, bandeira e administradora.
Em caso de erro no plano de pagamento o consumidor deve solicitar a empresa que passou a compra o estorno e, posteriormente, lançamento do valor no devido plano de pagamento.
Caso o estabelecimento não queira corrigir o valor da transação, o consumidor deve procurar o Procon ou a justiça para resolver o conflito.
Os estabelecimentos não são obrigados a disponibilizar o parcelamento sem juros, mas caso ofereçam essa opção ela deve ser honrada.
Uma forma de descobrir se a transação foi ou não passada certo é conferindo o recibo do pagamento no momento da compra, no canhoto da máquina de cartão geralmente é informado se a transação foi feita à vista, isto é, em uma única parcela ou se o cliente optou pelo parcelamento/financiamento.
No momento do processamento da transação o estabelecimento deverá optar por “parcelamento pelo estabelecimento” para que a compra seja realizada sem juros. Se o parcelamento foi feito pela máquina haverá a cobrança de encargos de financiamento. O custo do parcelamento pode ser repassado tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento.