Cartões virtuais reduzem fraudes em compras pela internet



Geralmente o cartão virtual é gerado por APP ou pelo internet, ele protege as informações do cartão físico evitando a reutilização dos dados da compra.

Vários bancos estão implementando a função Cartão Virtual para tornar as transações pela internet mais seguras e, dessa forma, reduzir o número de fraudes em compras pela internet. O Cartão Virtual nada mais é do que uma numeração exclusiva para compras pela internet, dessa forma o titular não precisa fornecer os dados do cartão físico para comprar online.

A maioria dos bancos possuem o cartão virtual de uso único, ele funciona como um token, isto é, só serve para uma única transação pela internet no período de 24 horas. A ideia é que a cada nova transação o cliente tenha que gerar um novo cartão virtual.

Fraude com cartão de crédito

Em caso de fraude em compras pelas internet com cartão de crédito é possível contestar a transação junto a administradora e, assim, recuperar o dinheiro (divulgação)

O cartão virtual de uso único evita a fraudes em compras pela internet por roubo de dados. Infelizmente grandes sites têm tido seus bancos de dado invadidos. Caso o cliente utilize um cartão de uso único ele estará protegido, pois o cartão informado ao site só foi elegível para o pagamento de uma única compra.

Há também bancos que disponibilizam o cartão virtual de uso múltiplo, ele pode ser reutilizado quantas vezes a pessoa quiser. Ele é considerado menos seguro pois pode ser utilizado mais de uma vez, perdendo a vantagem do uso único informado no nosso primeiro exemplo.

Como o cartão virtual não é emitido fisicamente, seu uso só pode ser feito em sites, aplicativos ou em compras por telefone. Caso o seu banco emita o cartão de uso único, ele também não pode ser utilizado para o pagamento de assinatura ou serviços recorrentes, pois cada número gerado só vale para uma única transação.

Cada cartão virtual gerado possui as seguintes informações:

  • Número de cartão (sempre diferente do cartão físico)
  • Data de validade (geralmente igual do cartão físico)
  • Nome impresso no cartão (às vezes pode ser personalizado)
  • Código de Segurança (CVC) diferente do cartão físico

Caso um cartão virtual seja utilizado em uma tentativa de fraude o banco e o usuário saberá de qual site a informação foi obtida. No caso de fraude em compra com cartão virtual não é necessário bloquear o cartão físico, pois a numeração é sempre diferente.