Embora existam cartões de crédito com pontos que nunca expiram, a maioria dos cartões possuem pontos que valem de 12 a 36 meses. O titular deve ficar atento para não perder a bonificação.
Para estimular o consumo e fidelizar clientes muitos bancos disponibilizam programas de fidelidade que permitem acumular pontos por todas as compras realizadas com cartão de crédito. Os pontos geralmente podem ser trocados por passagens aéreas, transferidos para outros programas de fidelidade, reserva de hotéis, assinaturas e vários produtos. Caso o consumidor não usufrua da pontuação poderá perder o benefício, pois a maioria dos pontos expiram de 12 a 36 meses.
Com exceção dos cartões com pontos que nunca expiram, a maioria possui uma data de validade. O mais comum é que a validade dos pontos seja de 36 meses (três anos), mas também há administradoras cuja validade é de 12 a 24 meses.
Consumidor pode vender pontos na internet – Embora a maioria dos cartões considere a venda de pontos (ou milhas) ilegal pois vai contra às regras do programa, há vários sites na internet de empresas especializadas na comercialização de milhas aéreas. Caso o consumidor não usufrua da pontuação a saída pode ser repassar a pontuação para alguém que está precisando viajar ou então que necessita de algum produto ou serviço disponível para resgate no programa de pontos do seu cartão de crédito.
Caso o consumidor não queira adquirir uma passagem aérea, alguns cartões permitem que o titular utilize os pontos para comprar produtos em lojas como: Ponto Frio, Casas Bahia, Walmart, etc, é o caso do Itaucard do Banco Itaú, ele permite que os pontos acumulados sejam utilizados para a compra de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, utensílios, brinquedos, celulares, etc.
Caso o titular não usufrua dos benefícios do programa de fidelidade, a saída é procurar um cartão de crédito sem a cobrança de anuidade, tal como o Nubank, Digio, Pag, Inter, Saraiva, Santander Free, dentre outros. O pagamento de anuidade só vale a pena caso o consumidor usufrua dos benefícios oferecidos pela administradora.
Alguns bancos permitem que o titular recupere os pontos perdidos mediante o pagamento de uma tarifa. Infelizmente nem sempre vale a pena pagar para recuperar os pontos expirados, pois a tarifa média é de R$39 por milha (cada 1.000 pontos).