O Private Label substituiu o crediário (carnê) na maioria das lojas, ele permite o pagamento de compras – à vista ou parcelado, fidelizando seus clientes.
O Cartão a Crédito já explicou como funciona um cartão de crédito co-Branded, hoje esclareceremos como funciona o Private Label, um tipo de cartão de crédito que também é emitido por lojistas/empresas, mas que possui aceitação limitada pois, geralmente, só permite a realização de compras em uma determinada rede de estabelecimentos.
O Private Label não possui bandeira, é por essa razão que ele só permite a realização de transações em uma determinada rede de estabelecimentos.
O termo vem do inglês é significa Bandeira/Etiqueta Privada, no português pode ser definido como um cartão de uso exclusivo em determinado (s) estabelecimento (s).
Características dos cartões Private Label:
- Não possui bandeira
- Private Label é a versão moderna do carnê
- Sua utilização é limitada a rede credenciada do estabelecimento emissor
- Não permite compras em outros estabelecimentos
- A anuidade pode ou não ser cobrada pelo emissor
- A emissão do Private Label pode ser feita diretamente pelo estabelecimento ou pode ser terceirizada por empresas especializadas (bancos e administradores de cartões).
Quais são as vantagens de emitir um cartão private label em meu estabelecimento? São várias as vantagens, abaixo listamos algumas delas:
- Fidelização de clientes – o cliente tende a preferir comprar em seu estabelecimento pela facilidade de pagamento;
- Cliente evita a concorrência – pelo fato do private label não permitir compras em outros estabelecimentos, o cliente tende a priorizar a sua marca;
- Reconhecimento de marca – a sua marca ficará estampada no cartão de crédito;
- Facilidade de pagamento – o cliente pode comprar à vista ou parcelado (com ou sem juros);
- Remuneração para o estabelecimento – o estabelecimento pode ganhar dinheiro com anuidades, tarifas e juros;
- Construa uma base de dados de clientes;
- Divulgue sua empresa – envie e-mail marketing, folders, mensagens e outras mensagens publicitárias pela fatura, SMS ou e-mail;
O consumidor deve ficar atento a cobrança de tarifa nos cartões private label, pois há estabelecimentos que chegam a cobrar anuidade mais cara que os cartões emitidos por bancos e/ou com bandeira (co-Branded).