Emancipados são jovens com menos de 18 anos, mas que são considerados legalmente capaz por documento de emancipação, dispensando a necessidade de pai ou responsável. O emancipado é, geralmente, independente e responsável pelos próprios atos, mesmo sendo menor de idade.
As pessoas que são emancipadas encontram dificuldade para ter acesso a produtos e serviços financeiros, na internet a maioria dos produtos financeiros só está disponível para maiores de 18 anos. Emancipado legalmente é o cidadão brasileiro menor de 18 anos e que adquiriu direitos civis, geralmente iguais aos dos adultos, sendo responsável pelos próprios atos. Infelizmente não são todos os bancos que atendem consumidores emancipados.
Na teoria o jovem é capaz de contratar cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, consórcios, etc. Tudo que um maior de 18 anos está apto a contratar o jovem emancipado também estaria.
Um jovem emancipado é menor de 18 anos, mas é considerado responsável legal, tendo os mesmos poderes e deveres de um adulto. Para adquirir um cartão de crédito o jovem deve:
- Comprovar a emancipação;
- Comprovar renda;
O segundo item é o que mais pesa para os jovens emancipados, é preciso comprovar renda, sem ela dificilmente um banco concederá crédito para um jovem menores de 18 anos sem a assinatura de um responsável legal.
Devido à necessidade de apresentar documentos (Certidão de Emancipação e Comprovante de Renda) a contratação de produtos e serviços financeiros para o menor de 18 anos que é emancipado só pode ser realizada de forma presencial.
Evidentemente que se o jovem emancipado tiver um grande poder aquisitivo, não será nada difícil conseguir acesso a crédito em bancos e financeiras. Já se o emancipado for de baixa renda a burocracia será maior.
O Banco Itaú é um dos únicos bancos que permite que os jovens emancipados preencham uma proposta de cartão de crédito pela internet, no formulário da proposta há uma opção para informar ao banco que o solicitante é menores de 18 anos, mas, legalmente capaz pela emancipação legal.
Nosso conselho é para que os jovens emancipados abram uma conta em um grande banco e comprovem a situação, isso fará com que produtos e serviços financeiros possam ser liberados na sua conta.
No Brasil o número de emancipados é baixo devido ao alto custo e a burocracia enfrentada pelo solicitante.