Geralmente os cartões com limite flexível possuem limite de, no mínimo, R$ 50 mil. O limite é ocultado pela administradora para que o cliente tenha a sensação de que o cartão é sem limite.
Alguns emissores de cartões de crédito disponibilizam cartões de crédito cujo limite é denominado como “flexível”, dando a ideia de que o consumidor pode comprar o que quiser. Esse termo foi utilizado para substituir os cartões de crédito sem limite pré-estabelecido. A mudança de termos ocorreu para se adequar a questões legais, já que nenhum cartão de crédito é ilimitado, todos eles possuem um limite (nem que seja oculto) por questão de segurança.
A flexibilidade desses cartões é a maior vantagem. Geralmente esses cartões não possuem limite oculto inferior a R$ 50 mil, pois são voltados para consumidores de alto poder aquisitivo, sendo considerado um cartão de crédito diferenciado.
O limite flexível permite ao portador comprar o que quiser. É difícil ter uma compra recusada neste tipo de cartão de crédito que, geralmente, é dedicado ao público de alto poder aquisitivo.
A parte ruim dos cartões com limite flexível é que você só saberá se a transação é coberta pelo limite no momento da compra. Caso a transação fuja do seu perfil de consumo ela pode ser, automaticamente, recusada. Portanto esse tipo de cartão leva em consideração a média de gastos.
Compras que fujam do padrão de compras devem ser comunicadas à administradora
Uma dica muito importante, sempre que for realizar uma compra de valor muito alto ou que fuja do seu padrão de consumo, entre em contato com a administradora e informe o valor aproximado da transação que deseja realizar em seu cartão de crédito.
O atendente da administradora tem como simular a compra no sistema para descobrir se a transação seria aprovada ou recusada.
Exemplos de cartões com limite flexível – MasterCard Black, VISA Infinity, Unlimited, American Express Cartão de Compra (Green, por exemplo).
Ao entrar em contato com a administradora o portador de um cartão especial consegue descobrir qual é o valor máximo que pode gastar em determinado cartão.
Mesmo que o titular tenha condições de gastar milhões no cartão, se não houvesse um limite oculto esses cartões seriam alvo fácil dos criminosos. Portanto, o limite flexível leva em consideração a sua média de gastos para aprovar transações.
Curiosidade: até o cartão do presidente dos Estados Unidos já foi recusado pela administradora por segurança.