Cartões pré-pagos são aceitos em “quase” todos os estabelecimentos, infelizmente algumas empresas não aceitam, principalmente cartões virtuais.
O Cartão Pré-pago é uma alternativa para quem não pode ter cartões de crédito, seja porque tem alguma restrição cadastral, não consegue aprovação ou porque é menor de dezoito anos. O grande problema é que nem todos os locais aceitam esse tipo de pagamento, em alguns sites e aplicativos existem restrições internas que acabam impedindo a aceitação, ou seja, você pode não conseguir comprar, mesmo tendo dinheiro recarregado no cartão.
UBER não aceita a maioria dos cartões pré-pagos – O UBER, Xbox, Apple, Best Buy, Forever 21 e Walmart, por exemplo, não aceitam a maioria dos cartões pré-pagos que possuem esse tipo de identificação no número – infelizmente não há como saber se o seu tem! – principalmente se ele for virtual – ou seja, não emitido fisicamente.
As empresas alegam que fazem isso por segurança. No Uber, por exemplo, o passageiro pode ganhar a primeira viagem de forma gratuita, o cartão virtual não é aceito pois os usuários poderiam sabotar o sistema através da criação de vários cartões virtuais que poderiam ser utilizados em novos cadastrando, fraudando o sistema.
A notícia ruim é que não há como saber se o site vai aceitar ou não o cartão pré-pago, você só terá a resposta no momento da utilização. O Paypal, por exemplo, diz claramente que não aceita cartões virtuais em seu site na internet, porém, muitos cartões pré-pagos funcionam, é o caso do Ebanx MasterCard.
A boa notícia é que o cartão pré-pago físico costuma ser aceito em uma gama maior de estabelecimentos, principalmente se ele tiver chip. Algumas empresas dizem que o cartão pode ser utilizado em todos os estabelecimentos que possuem uma determinada bandeira (MasterCard e VISA, por ex.), mas isso não é verdade, pois algumas empresas impõem restrições por questões de segurança e acabam limitando o uso.
Outro problema dos cartões virtuais é que eles são, comumente, bloqueados, pois muitas vezes não há a possibilidade de cancelamento de compra em caso de fraude, pois é como se fosse um cartão de débito sendo utilizado na função crédito, já que o valor da compra será deduzido automaticamente do saldo recarregado.