Cancelamento de compra no cartão em caso de fraude na internet



As fraudes em compras pela internet tem se tornado cada vez mais comum, infelizmente! O número de consumidores que já tiveram o cartão utilizado indevidamente em compras pela internet não para de crescer. Caso tenha sido vítima de uma fraude financeira é importante que saiba o procedimento correto para contestar a transação e, dessa forma, evitar que o site receba o valor da sua administradora e, como consequência, você tenha que pagar pela transação que não efetuou ou que fez mas não recebeu!

A boa notícia é que o cancelamento de transações feitas com cartões de crédito é muito mais fácil do que se o pagamento tivesse sido realizado por boleto bancário ou transferência interbancária. O quanto antes o consumidor entrar em contato com a administradora para contestar a transação e pedir o bloqueio do pagamento, maior será a probabilidade do valor ser ressarcido e a compra cancelada.

Para cancelar uma transação basta entrar em contato com a central de atendimento da sua administradora. Alguns bancos – Nubank, por exemplo – disponibilizam a contestação por meio da internet ou via aplicativo, agilizando o processo.

Ao contestar a transação o departamento de segurança da administradora será acionado para investigar a compra. Caso seja comprovada a fraude a compra é, imediatamente, cancelada. O prazo de cancelamento pode variar de acordo com a administradora, mas, no geral, leva até 10 dias úteis.

Em caso de fraude o tipo de cancelamento mais rápido é quando o cliente não reconhece uma determinada transação. Quando o cliente alega que não fez a transação o cancelamento é mais rápido pois considera-se que uma pessoa não autorizada possa ter realizado a transação ou, pior, o cartão pode ter sido clonado.

Quando ocorre a contestação de uma compra por suspeita de fraude, por segurança, o cartão de crédito é cancelado e uma nova via é emitida, isso evita que o plástico continue a ser utilizado indevidamente.

É importante que o consumidor só conteste a transação (Chargeback) em caso de fraude, isso porque o site/estabelecimento será acionado, ele será informado que o titular do cartão de crédito não reconhece uma determinada transação, caso ele apresente um comprovante de que a compra foi feita por você e, portanto, é devida, o cancelamento poderá ser indeferido e, em alguns casos, o cliente até pode ser processado.