Cartões com chip precisam da senha para validar transações em estabelecimentos físicos.
Os cartões de crédito, débito, pré-pago e múltiplo já possuem, em sua maioria, chip de segurança e senha, o que proporciona mais segurança ao usuário e ajuda a combater fraudes. Caso tenha esquecido a senha de quatro ou seis dígitos, saiba neste artigo como recuperar. O procedimento varia de acordo com a administradora.
- Itaucard e Itaú – Envio de uma pré-senha por correios ou pela internet que permite a alteração da senha do cartão em qualquer caixa eletrônico da instituição;
- Bradesco – reenvio da senha pelos Correios, geralmente o mesmo código cadastrado anteriormente;
- Santander – recadastro no caixa eletrônico;
- Banco do Brasil – troca de senha exclusivamente na agência (correntistas) ou via central de atendimento (não-correntistas);
- Caixa Econômica Federal – emissão da segunda via do cartão e, consequentemente, emissão de uma nova senha;
- Nubank e Digio – troca de senha direto pelo aplicativo do cartão de crédito;
REENVIO DA SENHA
O Reenvio da senha pode ser solicitado pela central de atendimento. O titular receberá uma correspondência contendo uma senha provisória, o código serve para alterar o código em um caixa eletrônico da própria instituição, pois é necessário efetuar a mudança da senha no chip do cartão.
Algumas empresas também permitem a recuperação da senha via internet, porém, o procedimento é considerado menos seguro, pois não possibilita a alteração do código diretamente no chip do cartão, o que pode abrir brechas para fraudes bancárias.
Emissão de um novo cartão – Em alguns bancos e administradoras a troca de senha não é permitida, sendo necessário tirar uma segunda via do cartão. O novo cartão terá senha diferente do anterior, que será enviada em uma correspondência a parte.
Ao receber o novo código o ideal é alterar a senha em um caixa eletrônico para um que seja de fácil memorização, mas de difícil adivinhação. Pois isso evita que tenha que andar com a senha anotada. Veja algumas dicas de segurança para evitar o roubo da senha:
-
Jamais anote a senha no cartão;
-
Memorize a senha, nunca ande com ela anotada;
-
Ao digitar a senha verifique se não existem pessoas por perto ou câmeras apontadas para o teclado da maquininha;
-
Nunca empreste o cartão de crédito a terceiros;
-
Em caso de perda, roubo, extravio ou suspeita de fraude, comunique imediatamente o emissor do cartão;
No Brasil o uso de cartões com chip e senha já é algo comum há anos. Nos Estados Unidos o sistema começou recentemente a ser implantado para prevenir fraudes.