Identity Check deve estar disponível no Brasil ainda no primeiro trimestre de 2017, app valida compras em cartões de crédito, débito, pré-pago e múltiplo através de selfie ou biometria.
A bandeira MasterCard anunciou a chegada do Identity Check Mobile no Brasil, um aplicativo que promete simplificar as compras pela internet, ele dispensa a necessidade de digitar a senha, ao comprar pela internet o usuário do cartão recebe uma notificação no celular (Android ou IOS) no qual tenha o APP instalado, daí é só confirmar a compra através da biometria (caso o smartphone seja compatível) ou então usar a selfie instantânea para confirmar a identidade.
A tecnologia estará disponível para cartões de crédito, débito, pré-pago e múltiplo emitidos por alguns emissores (relação ainda não foi divulgada). Portanto, inicialmente não deve atender a todos os clientes. A funcionalidade estará acessível aos sites que utilizam o sistema MasterCard Pass.
A tecnologia já está presente desde Outubro de 2016 nos Estados Unidos, Canadá e alguns países da União Européia. O lançamento da função no Brasil ocorre em simultâneo com o México, dois grandes mercados da MasterCard.
Ao comprar online em sites que possuem o sistema de verificação da MasterCard a bandeira envia ao cliente cadastrado no Identity Check Mobile uma notificação, daí é só abrir o aplicativo tirar uma selfie ou então usar a biometria para liberar a compra, sem a necessidade de digitar nenhuma senha.
No vídeo abaixo (em inglês) é possível entender como o sistema de segurança funciona:
Caso o usuário opte por validar a transação através da selfie, será exigido que a pessoa pisque duas vezes, isso impedirá que utilizem fotos para burlar o sistema de verificação.
O anúncio do lançamento do aplicativo foi feito anteontem (29). A aplicação estava disponível no Google Play Store e Apple Store do Brasil, mas foi retirada temporariamente para alguns ajustes. Em breve a versão deve ser liberada no Brasil e no México.
A função Identity Check Mobile da MasterCard poderá ser utilizada por usuários Pessoa Física e Jurídica. O credenciamento a função será feito através de parcerias com bancos e administradoras de cartões de crédito, sendo uma solução, por enquanto, exclusiva para compras via internet.