Em alguns cartões é possível usar o código de barras de qualquer fatura – de cartão do mesmo titular – para realizar um pagamento avulso (sem a fatura original).
É possível pagar a fatura do cartão de crédito usando o código de barras da fatura do mês anterior – ou qualquer fatura antiga do mesmo cartão – desde que a administradora adote o mesmo código para todos os meses, ou seja, a linha digitável não muda, a única coisa que muda é o valor da fatura. Os boletos bancários que podem ser reutilizados são aqueles cujos últimos números são sequência de vários “zeros”, exemplo: 0000000. Com o código de barras da fatura anterior é possível realizar um ou mais pagamentos avulso.
Faça o teste, pegue mais de uma fatura do seu cartão de crédito, olhe a linha digitável (código de barras), se perceber que os números são os mesmos, pode usar qualquer fatura para efetuar o pagamento, basta mudar a data de vencimento e o valor no momento do pagamento, pois o código deverá permanecer inalterado.
Administradoras que, geralmente, usam o código de barra fixo:
- Itaucard
- Bradesco Cartões
- Ourocard Banco do Brasil
- HSBC
- Cetelem BGM
- Santander Cartões
Cartões que usam o código de barra único, isto é, não é possível reutilizá-lo, pois cada fatura tem um código único:
- Nubank
- Intermedium
- Digio
O ideal é que o titular utilize o código de barras para fazer o pagamento no valor exato da fatura. Mas nada impede que a pessoa utilize o código para realizar um pagamento avulso, mas é importante notar que o valor pago a mais não ficará disponível em forma de limite, ele ficará disponível como crédito no lançamento de sua próxima fatura.
Algumas administradoras não gostam quando o cliente efetua um pagamento de valor maior que o total da fatura devido a risco de lavagem de dinheiro. Sim, infelizmente muita gente entrega a fatura para terceiros fazerem o pagamento com dinheiro ilícito! Portanto, antes de efetuar um pagamento avulso consulte se a sua administradora permite. O Itaucard do Banco Itaú eu sei que permite pois eu realizo esse tipo de pagamento com frequência. A American Express é que não aceita esse tipo de pagamento (mesmo o código de barras sendo fixo).