Se o titular do cartão não pagar a fatura “suja” o nome do adicional?



No Brasil é comum que as administradoras de cartões de crédito oferecem até 5 cartões adicionais aos seus clientes. O cartão adicional é dependente do cartão titular e tem o limite compartilhado com o do titular. Caso o titular queira também pode definir o limite para cada cartão. Este tipo de produto é voltado principalmente para filhos, cônjuges, pais, parentes, etc – embora não seja exigido grau de parentesco para ser um dependente no cartão de crédito – neste artigo tiraremos uma dúvida dos leitores: caso o titular pare de pagar a fatura suja o nome dos adicionais?

Não, o nome do adicional não será enviado para os órgãos de proteção ao crédito como SCPC ou SERASA. Só sujará o nome do titular do cartão de crédito que o responsável solidariamente por todas as dívidas contraídas no cartão titular e nos adicionais.

calculo-taxas-tarifas

O adicional é isento de responsabilidade em caso de inadimplência, pois não foi ele que contratou o produto financeiro. Aliás, quem solicita o cartão adicional é o próprio titular!

Em caso de inadimplência a administradora pode, no entanto, cancelar todos os cartões de crédito do devedor, o que inclui o cartão principal (titular) e os adicionais que tenham sido cedidos.

O adicional é um beneficiado pelo titular do cartão de crédito. O dependente não é parte integrante do contrato do cartão de crédito e, portanto, não pode ser penalizado em caso de inadimplência. A única ressalva é caso o cartão seja uma parte integrante de uma conta-corrente conjunta, neste caso, ambos poderão ser responsabilizados em caso de inadimplência, conforme previsto no contrato.

Não é praxe e não faz parte do sistema financeiro a tentativa de cobrar os adicionais. O único responsável pela dívida é o titular que solicitou um ou mais cartões e, dessa forma, deve suportar o ônus da dívida gerada pelo plástico de acordo com o limite nele estabelecido.

Em caso de falecimento do titular a dívida contraída no cartão de crédito e que pode inclui despesas de um ou mais adicionais deve ser paga pelos familiares, sendo considerada no momento do levantamento do inventário.