O cancelamento de uma compra no cartão de crédito não é um procedimento tão simples quanto muitos imaginam, isso porque não é possível simplesmente “excluir” o débito, o estabelecimento no qual a compra foi realizada precisa fazer um procedimento chamado de ESTORNO e que pode demorar até 2 faturas subsequentes para ser concluído, enquanto isso não acontecer a compra cancelada continuará a aparecer em sua fatura e, em alguns casos, você terá que pagar a compra, mas será reembolsado pela administradora assim que o estorno for confirmado no cartão de crédito.
Prazo é de até 2 faturas subsequentes – O grande problema do estorno é a demora com que ele leva para ser computado nos cartões de crédito do Brasil. Nos Estados unidos, por exemplo, um estorno é registrado em poucos dias, já aqui, ele pode demorar até duas faturas subsequentes para acontecer.
A demora faz com que muitos consumidores tenham que pagar pela compra que foi cancelada. Porém, assim que confirmado o cliente recebe o estorno do valor pago indevidamente, podendo recebê-lo da seguinte forma:
- Crédito para abatimento no valor de sua (s) próxima (s) fatura (s);
- Transferência do valor para conta bancária de mesma titularidade;
Já falamos aqui sobre o procedimento passo a passo do estorno de compra no cartão de crédito. A demora é causada porque a operação de compra reversa precisa ser aprovada por vários setores:
Estabelecimento faz o estorno na máquina e/ou terminal de cartão > máquina de cartão estorna o valor da venda ao estabelecimento (taxa) > bandeira estorna a transação que gerou a cobrança e envia o sinal para o emissor do cartão > Administradora confirma o estorno e devolve o valor da compra para o cliente e/ou deixa de cobrá-lo.
Como pode ser observado, o estorno é uma operação complexa que envolve várias empresas. Quando o cliente paga com cartão de crédito o estabelecimento precisa pagar uma taxa pelo uso do equipamento (percentual sobre a venda). Posteriormente a maquininha e/ou terminal de cartão divide o valor entre ela, a bandeira e a administradora do cartão de crédito.
Portanto, para que uma operação seja cancelada é necessário que seja efetuado o cancelamento entre toda a cadeia de operação.
Se, eventualmente, não puder pagar pela transação cancelada, entre em contato com a administradora do cartão de crédito munido do comprovante do estorno. Algumas empresas autorizam o cliente a deduzir do valor do pagamento da fatura a compra que foi cancelada.