Caso solicite mais de um cartão de crédito do Banco do Brasil (BB), saiba que o limite será unificado. A instituição mudou o parâmetro de concessão de limite, agora, os clientes que solicitarem mais de um cartão, da mesma ou de diferente bandeira, perceberão que o limite será compartilhado, ou seja, o gasto de um afeta o outro. A mudança faz parte da nova política de concessão de crédito e deve prejudicar, principalmente, os clientes que possuem limite de crédito reduzido.
Muitos clientes acabam solicitando mais de um cartão de crédito justamente com a intenção de aumentar o limite. Essa semana fui surpreendido negativamente ao solicitar um cartão Petrobras VISA, o limite é compartilhado com o do meu Ourocard, ou seja, é baixíssimo!
O limite compartilhado afeta os cartões de crédito de todas as bandeiras: VISA, MasterCard, ELO e American Express emitidos pelo Ourocard do Banco do Brasil. O BB é o primeiro banco brasileiro a unificar o limite dos cartões de crédito.
Outro exemplo, se o cliente solicitar o Cartão Ourocard VISA, Petrobras VISA, Saraiva e ELO, terá o mesmo limite válido para todos os cartões. O gasto de um afetará o limite global utilizado em todos os cartões de crédito emitidos pela instituição.
Vantagem:
- O cartão com a segunda bandeira tem anuidade gratuita
- O limite é compartilhado entre todos os cartões
Desvantagens:
- Banco do Brasil é conservador com limite – valor é, normalmente, baixo e difícil de aumentar. Ao contrário dos bancos privados e do Nubank que são mais liberais na concessão de crédito.
- Se o cliente tiver dois cartões – um com anuidade e outro sem – pagará anuidade pelo primeiro, pois apenas a segunda bandeira é gratuita.
- Para aumentar o limite é preciso ir em uma agência e apresentar comprovantes de renda.
Esta semana tentei o aumento de limite de um cartão Petrobras que, acredite, tem limite de R$300 já há três anos, fui informado que a alteração só poderia ser efetuado em uma agência (mesmo eu não sendo correntista).
É por essas e outras que eu costumo dizer que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são as instituições mais burocráticas para a obtenção de limites de crédito.