A maioria dos bancos e emissores de cartões de crédito permitem que seus clientes solicitem até 3 (três) cartões adicionais para compartilhar o limite de crédito, porém, muitas pessoas não sabem como ele realmente funciona. Algumas pessoas chegam a pedir um cartão adicional para terceiros achando que não será responsável pela dívida. Nesta matéria esclarecemos o funcionamento do cartão adicional, também conhecido como dependente.
Para solicitar um adicional basta entrar em contato com a central de atendimento da sua administradora. Algumas empresas permitem, também, que a solicitação seja feita pela internet, tornando o procedimento ainda mais fácil.
O adicional nada mais é do que um dependente do titular, eles compartilham o limite de crédito. O valor das compras do adicional é faturado no cartão do titular, sendo assim, o titular é, também, o responsável pelo pagamento das compras realizadas por seus dependentes.
Pelo fato do limite ser compartilhado, é importante que o titular tenha limite suficiente para compartilhar. Caso o dependente consuma todo o limite do cartão, o titular ficará sem limite disponível para utilização, já que ele autorizou o compartilhamento de limite de crédito no momento em que fez o cartão dependente.
É possível fazer um cartão adicional para pais, filhos, sobrinhos, tios, etc. Qualquer pessoa maior de 16 anos pode ser dependente do titular, não precisa ter grau de parentesco.
Ao dar um cartão adicional para terceiros você autorizará que essa pessoa compre usando o seu limite de crédito. Uma dica é limitar o limite dos adicionais, a maioria dos emissores permitem que o titular defina um limite máximo de gastos de seus adicionais, o que pode ser uma boa para evitar excessos.
Anuidade – Algumas administradoras não cobram anuidade dos adicionais, porém, a maioria, cobra uma tarifa por cada cartão solicitado. Alguns bancos dão a gratuidade apenas no primeiro ano. É importante ficar atento ao valor da tarifa.
O consumidor só deve solicitar um cartão de crédito adicional para alguém que seja de sua extrema confiança, preferencialmente um dependente, pois ele passa a ser responsável pelas compras de terceiros quando faz este tipo de cartão.
O adicional não passa por análise de crédito. Por isso que até mesmo pessoas que estão com o nome sujo podem tornar-se adicional.