Caso tenha solicitado um novo cartão de crédito é importante atentar-se aos procedimentos necessários para recebê-lo. Hoje em dia a maioria dos bancos está enviado cartões apenas no modo registrado, o que exige que o recebedor seja identificado no ato da entrega, emitido, assim, um aviso de recebimento para a instituição administradora.
A exigência da assinatura no ato da entrega é um procedimento de segurança, pois evita que o cartão caia em mãos erradas, podendo inclusive ser clonado. O recebedor não precisa ser o titular do cartão, pode ser qualquer pessoa acima de 16 anos com um documento de identificação oficial com foto (não precisa ser parente).
Além de confirmar a identidade do receber a assinatura da entrega serve para confirmar o endereço do titular, já que o recebedor precisa, obrigatoriamente, estar no endereço de correspondência informado na proposta.
Caso não tenha ninguém no endereço para receber o cartão, os Correios fazem mais duas tentativas de entrega. Se após 3 tentativas os correios não conseguir localizar ninguém no endereço, a correspondência com o cartão é, automaticamente, devolvida ao remetente, ou seja, volta para o banco administrador do cartão.
Veja abaixo como funciona o procedimento de entrega de um cartão:
- Instituição envia o cartão por Correios;
- A senha é enviada em uma correspondência separada (casa a senha antiga não tenha sido mantida);
- No endereço os correios exige a assinatura no momento da entrega;
- Os Correios fazem, no máximo, 3 (três) tentativas de entrega;
- Caso o não tenha ninguém no endereço em três tentativas, o cartão é devolvido ao banco;
- Após receber o cartão, o titular deve realizar o desbloqueio no atendimento;
Cartão não é enviado desbloqueado
Como o cartão de crédito pode ser recebido por qualquer pessoa munida do RG e que esteja no endereço informado, por questões de segurança, o plástico é enviado bloqueado, sendo necessário realizar o desbloqueio antes da primeira utilização. O bloqueio evita, por exemplo, que o cartão seja utilizado indevidamente por pessoas mal-intencionadas.
Para realizar o desbloqueio basta seguir as instruções do material que acompanha a correspondência do cartão. No geral o desbloqueio pode ser feito pelo internet banking, central de atendimento ou através das agências do banco emissor.
Para muitas pessoas é difícil manter alguém no endereço para receber o cartão. Caso este seja o seu caso entre em contato com o emissor e verifique a possibilidade de envio do cartão de modo normal (sem registro), dessa forma não será exigida a assinatura no ato do recebimento, os correios deixarão a correspondência diretamente na caixa de correios.