Se você está acostumado a comprar pela internet com cartão de crédito, provavelmente deve estar estranhando o fato de muitas compras online não estarem sendo aprovadas de primeira. Muitos sites estão fazendo uma análise de crédito antes de confirmar o pagamento com cartão de crédito, o procedimento de segurança tem sido adotado por grandes sites: Ponto Frio, Casas Bahia, Submarino, Colombo, Dafiti, dentre outros. O pagamento não é liberado enquanto o cliente não confirma alguns dados, por questão de segurança, entenda o porquê.
Para aumentar a segurança e prevenir fraudes, compras de maior valor ou com endereço diferente do cadastro devem ser validas pelo site para confirmar a identidade do comprador. Isso evita, por exemplo, que uma pessoa não autorizada realize compras em seu nome ou então que um cartão de crédito de terceiros seja utilizado para cometer fraudes.
A análise de crédito depende do site, mas ela pode demorar até 3 dias úteis para acontecer. O que, consequentemente, aumentará o prazo de entrega, visto que o prazo de entrega só passa a ser contabilizado após a aprovação do pagamento. Na ligação você será questionado:
- Nome completo;
- Telefones fixo que possui em seu nome;
- Endereços antigos;
- Idade;
- Data de aniversário;
- Local de votação;
É importante certificar-se de que a pessoa que está lhe ligando é realmente alguém responsável pelo site. Por isso, o ideal, é pedir alguma informação adicional, como por exemplo: produto que foi adquirido, data, horário, número do pedido e o valor da transação.
Caso o cliente não confirme suas informações o pedido poderá ser reprovado na análise de crédito. Lembre-se de que este é um novo procedimento de segurança e que visa, principalmente, proteger o consumidor contra fraudes na internet. Normalmente a confirmação é feita apenas uma vez, depois todas as compras feitas pelo usuário terão o pagamento processado automaticamente (desde que o endereço de faturamento e entrega não seja alterado).
Ou qualquer outra informação antiga que possa comprovar que o comprador é realmente a pessoa que está efetuando a transação. Normalmente, essas informações são obtidas através do banco de dados do SCPC ou Serasa.
O procedimento de segurança é importante pois, infelizmente, qualquer pessoa que tenha acesso ao número do cartão, data de validade e código de segurança consegue comprar pela internet, isso aumenta o número de fraudes. Daí a importância da análise de crédito!